Não é segredo nenhum que a relevância dos canais tradicionais de comunicação tem diminuído e muito em relação ao virtual, mudando completamente a dinâmica entre as empresas e o consumidor.
Num cenário digital competitivo, é incrivelmente difícil fazer com que sua mensagem se destaque frente ao número excessivo de comunicações que os consumidores recebem todos os dias.
O papel do marketing nada mais é do que criar uma conexão com um determinado público-alvo para identificar necessidades e desejos e oferecer as soluções mais adequadas.
E o que é o Marketing Digital? É a reunião dessas estratégias de marketing porém feitas de forma online.
Ele Difere-se do marketing tradicional por envolver o uso diferentes canais online e métodos que permitem a análise dos resultados em tempo real.
Apesar do grande número de possibilidades de aplicações do Marketing Digital, existem aquelas estratégias/técnicas que se destacam por serem usadas pela grande maioria e trazerem normalmente resultados positivos. São elas:
- Marketing de Conteúdo;
- Email Marketing;
- Redes Sociais;
- Otimização de Conversão – CRO;
- Marketing de Busca – SEM
E o que são Mídias Sociais?
São canais em que os usuários conversam e trocam sugestões, que ultimamente estão sendo descobertos pelas empresas e sendo muito utilizados. Todos os membros, a qualquer momento, podem contribuir com publicações, sejam elas positivas ou negativas.
Alguns exemplos de mídias sociais: fóruns de debates; instant messengers; wikis; e-groups; blogs; microblogs (como o Twitter); redes sociais (como o Facebook, Instagram) e sites que compartilham informações sobre multimídia (como Vimeo, Flickr, Youtube e Slide Share).
Para evitar que as pessoas se confundam, é importante deixar bem claro que as redes sociais são uma espécie de categoria das mídias sociais, e com o objetivo de estabelecer relacionamentos com bases em comum, como o Facebook e o Instagram, por exemplo. Já as mídias sociais são as que têm como principal atividade o compartilhamento de conteúdos de qualidade. Por exemplo, podemos mencionar o Digg, Delicious, Youtube, SlideShare, Twitter, etc. Podemos dizer que a mídia social abrange a rede social e elas são ferramentas do Marketing Digital para ficar de mais fácil entendimento.