Não é segredo nenhum que a relevância dos canais tradicionais de comunicação tem diminuído e muito em relação ao virtual, mudando completamente a dinâmica entre as empresas e o consumidor.

Num cenário digital competitivo, é incrivelmente difícil fazer com que sua mensagem se destaque frente ao número excessivo de comunicações que os consumidores recebem todos os dias.

O papel do marketing nada mais é do que criar uma conexão com um determinado público-alvo para identificar necessidades e desejos e oferecer as soluções mais adequadas.

E o que é o Marketing Digital? É a reunião dessas estratégias de marketing porém feitas de forma online.

Ele Difere-se do marketing tradicional por envolver o uso diferentes canais online e métodos que permitem a análise dos resultados em tempo real.

Apesar do grande número de possibilidades de aplicações do Marketing Digital, existem aquelas estratégias/técnicas que se destacam por serem usadas pela grande maioria e trazerem normalmente resultados positivos. São elas:

  •  Marketing de Conteúdo;
  • Email Marketing;
  • Redes Sociais;
  • Otimização de Conversão – CRO;
  • Marketing de Busca – SEM

E o que são Mídias Sociais?

São canais em que os usuários conversam e trocam sugestões, que ultimamente estão sendo descobertos pelas empresas e sendo muito utilizados. Todos os membros, a qualquer momento, podem contribuir com publicações, sejam elas positivas ou negativas.

Alguns exemplos de mídias sociais: fóruns de debates; instant messengers; wikis; e-groups; blogs; microblogs (como o Twitter); redes sociais (como o Facebook, Instagram) e sites que compartilham informações sobre multimídia (como Vimeo, Flickr, Youtube e Slide Share).

Para evitar que as pessoas se confundam, é importante deixar bem claro que as redes sociais são uma espécie de categoria das mídias sociais, e com o objetivo de estabelecer relacionamentos com bases em comum, como o Facebook e o Instagram, por exemplo. Já as mídias sociais são as que têm como principal atividade o compartilhamento de conteúdos de qualidade. Por exemplo, podemos mencionar o Digg, Delicious, Youtube, SlideShare, Twitter, etc. Podemos dizer que a mídia social abrange a rede social e elas são ferramnetas do Marketing Digital para ficar de mais fácil entendimento.